Em uma degustação de vinho, é muito comum escutarmos frases como: o vinho tem taninos “suaves”, “equilibrados”, “duros”… Mas afinal de contas, o que são taninos?

Os taninos são componentes químicos naturais, encontrados em diversas plantas, conhecidos como polifenóis. Exercem a função de fotoproteção, defesa contra microrganismos e insetos. São responsáveis pela pigmentação, por características organolépticas e contém propriedades antioxidantes. Presentes principalmente em plantas, frutas e sementes, contendo um sabor amargo que causam a sensação de adstringência, inibindo os ataques de predadores.
Os taninos são encontrados na casca e semente da uva. No caso do vinho tinto, esse componente, está sempre presente pois a fermentados acontece com a presença da casca. Em geral os vinhos brancos, não possuem taninos, sua fermentação é feita somente com a polpa da uva, as cascas são retiradas nesse processo.
No vinho tinto, podemos encontrar mais ou menos taninos e isso depende de alguns fatores, como:
- Tempo que o suco permanece em contato com as cascas durante a fermentação. Quanto mais tempo, maior quantidade de taninos;
- Tipo de casta utilizada;
- Amadurecimento da uva na colheita;
- Passagem por madeira, pois ela é rica dessa substancia e seu tempo de permanência deixa a bebida mais ou menos tânicas.

- Uvas ricas em taninos: Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Nebbiolo, Sirah, Tannat e outras.
- Uvas com pouco taninos: Pinot Noir, Grenache, Zinfandel e outras.
No vinho esses componentes são responsáveis por fornecer a estrutura, o corpo e complexidade da bebida. Quanto maior o nível de tanino presente, maior estrutura o vinho terá. Como são antioxidantes, eles se tornam uma espécie de protetor natural, quanto mais tanino na bebida, maior seu potencial de envelhecimento.
Eles são percebidos pela nossa língua, principalmente na frente e no meio dela. Mas não confunda com acidez, esta faz um processo de salivação maior, já os taninos deixam a boca com a sensação de secura. Como comer uma banana verde que “amarra” a mesma.
Aguardem novos post sobre o mundo do vinho!
…………………………………………
Links relacionados:
Você sabe o que é acidez no vinho?
Cabernet Sauvignon – A Rainha das Uvas
Guia fácil e rápido sobre Malbec.
Tudo que você precisa saber sobre Vinho Tinto.
- Quer saber mais sobre o Mundo dos Vinhos e ainda saber a etiqueta para eventos sociais, mesa posta e serviço do vinho? Conheça o nosso curso online Método Wine & Cult.
- Quer saber ler rótulos de vinhos com praticidade? Conheça o nosso Ebook Como Ler Rótulos de Vinhos