O QUE SÃO VINHOS ORGÂNICOS, BIODINÂMICOS E NATURAIS

Diferença entre vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais. Wine & Cult

Vinho orgânico, biodinâmico e natural, o que significa?

O mundo está cada vez mais caminhando em direção a consciência ecológica e sustentabilidade. Esses são termos que geralmente se sobrepõem. É um tema bastante amplo, mas vou fazer um resumo aqui para vocês.

Taça de vinho com cultivo
  • VINHOS ORGÂNICOS:

Elaborados a partir de uvas cultivadas organicamente, sem o uso de agrotóxico. As vinhas são manuseadas somente com produtos naturais. Em alguns países não são permitidos o uso de aditivos químicos e em outros são aceitas pequenas quantidades de acidificantes e dióxido de enxofre para ação antisséptica e conservante. Grandes produtoras estão fazendo linhas de vinhos nesse estilo e no rótulo encontra-se o selo: Orgânico.

  • VINHOS BIODINÂMICOS:

É uma prática de vinificação que não muda entre os países. Esse tipo de cultivo foi iniciado por volta de 1920 pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. Esses vinhos além de serem feitos a partir de uvas orgânicas, seus produtores seguem a filosofia antroposófica, onde a vinha e a vinícola são regidas pela posição dos planetas e pelas fases da lua.

Uva tinta nas mãos do produtor
  • VINHOS NATURAIS:

Basicamente são o mosto da uva de vinhas orgânicas que fermentam com leveduras naturais e sem qualquer intervenção. No geral não utilizam enxofre e quase sempre esse tipo de produtor não envelhecem seus vinhos em carvalho.

Ainda não existe uma regulamentação oficial, mas um consenso entre os viticultores.

Normalmente, as uvas são cultivadas por produtores independentes de pequena escala. O vinho é fermentado com leveduras naturais, sem nenhum tipo de aditivo e contém pouco ou nenhum sulfito.

São vinhos de coloração mais turva, frequentemente menos frutado e com mais aromas de fermentado. Embora existam exemplares limpos e com notas de frutas.

Por não conterem sulfitos são mais instáveis e sensíveis a longo prazo.

São vinhos interessantes que valem a pena experimentarem. Na minha humilde opinião, os vinhos naturais e biodinâmicos não devem ser comparados aos “vinhos convencionais”, são estilos diferentes. O gosto e filosofia pessoal vai definir a sua preferência.

E você já provou algum vinho orgânico, biodinâmico ou natural? Comentem aqui!!!

…………………………………

Links relacionados:

plugins premium WordPress