Malbec é a variedade de uva originaria de Bordeaux, que se desenvolveu em Cahors. Atualmente é a casta mais famosa da Argentina, produzindo vinhos ricos em cor e suculência, muito amada por nós brasileiros.

Uva tinta de casca grossa que quando cultivada em regiões de clima quente e seco, produz vinhos de cor violeta escuro, notas de frutas vermelhas como ameixa e amora. Dependendo do local onde foi plantada ele apresenta características diferentes.
Na França seus vinhos são tânicos e ácidos, com notas de tabaco, baunilha e violeta. Já na Argentina, em geral, possuem taninos mais macios, suculentos, aromáticos e de baixa acidez. As principais regiões e características nos estilos de Malbecs argentinos são:

MENDOZA:
Localizada na parte oeste da Argentina, próxima a Cordilheira dos Andes, o coração do Malbec com sub-regiões importantes:
- Lujan de Cuyo: Altitudes entre 800 e 1.100 metros. Aqui encontra-se o clássico Malbec, encorpado, potentes e muito frutado.
- Vale de Uco: Com vinhedos que chegam a 1650m, produzem vinhos mais leves, minerais, com maior acidez e expressão do terroir. Algumas sub-regiões do Vale de Uca estão ganhando bastante fama como: Paraje Altamira, Los Chacayes, San Carlos e Gualtallary.
PATAGÔNIA:
Localizada no estremo Sul do país, com altitudes de 200 metros. Seus vinhos são mais frescos, com boa acidez, menos álcool e muito elegantes.
SALTA:
Uma região muito quente que devido a sua altitude, que chega a 2.000 metros, ameniza o calor, resultando em vinhos expressivos e com teor de álcool elevado.

Os Malbecs, em geral, são curingas para harmonização com carne e churrasco, como a tradicional Parrilla argentina com legumes assados.
Espero que tenho gostado do post e aguarde mais dicas e informações sobre o mundo do Vinho.



