THE OCULUS IN NEW YORK

The Oculus Ny - Blog Wine & Cult

Um olhar sobre a estação de transportes da cidade de Nova York e uma homenagem comovente ao 11 de setembro

The Oculus New York

Nova York é uma cidade conhecidas pelos seus famosos prédios como Empire State Building, Edifício Chysler, Grande Estação Central e muitos outros. Dentre tantas construções ousadas e gigantesca destaca-se o The Oculus, uma estação de trem com linhas de metrô, shopping center e restaurantes construído no local da tragédia do World Trade Center em 11 de setembro de 2001.

Inaugurada em 2016, a estação Oculus in New York chama atenção pela sua arquitetura e pelos custos da construção, de aproximadamente 4 bilhões de dólares. Um local admiravelmente moderno e bonito que merece ser visitado em NY!

The Oculus in New York chama atenção pela sua arquitetura

Após os atentados às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, foi criado um plano revitalização na área. No local foram construídos o memorial Ground Zero, o Museu do 11 de Setembro, o One World Trade Center (um dos prédios mais alto de Nova York), alguns outros projetos e o The Oculus com uma estação de trem para ligar New Jersey a Manhattan de forma mais rápida.

A estação ferroviária funciona nos subterrâneos da estrutura de vidro e aço. Projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o mesmo que criou o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, este espaço luminoso que lembra “um pássaro voando das mãos de uma criança”, pretende trazer uma sensação de esperança ao local da tragédia.

O interior é iluminado com luz natural que atravessa as claraboias de vidro e à noite parece uma lanterna.

ESPAÇO INTERNO

O Oculus é a estação conhecida como World Trade Center Transportation Hub, um terminal do sistema PATH (Port Authority Trans-Hudson). O espaço possui mezaninos, acesso as plataformas subterrâneas e o shopping Westfield com 100 estabelecimentos entre lojas e restaurantes.

Destaques para a Apple de dois andares e uma filial do mercado italiano Eataly, que eu adoro!

Além de todos esses espaços a local serve também de passagem para pedestres que querem economizar o caminho no Financial District. Dentro do Oculus, os visitantes entram pelo salão principal todo branco e lindamente iluminado, uma área excepcionalmente clara e arejada devido a sua claraboia que enche o espaço com raios solares.

No período da manhã a luz do sol projeta no chão do edifício uma longa faixa de iluminação chamado de “Caminho da Luz”.

Além de uma linda iluminação formada no pavimento o seu principal papel é simbólico. Todo 11 de setembro às 10h28 (horário em que a segunda torre desabou) a luz do sol brilha através da claraboia iluminando o eixo central do salão principal atravessando o centro e este “Caminho da Luz” se alinha com o eixo longitudinal do Oculus, significando o fim da tragédia de 11 de setembro e o inicio da reconstrução.

Esse alinhamento é possível pois o edifício foi projetado ligeiramente inclinado em relação aos prédios ao redor.

Por isso o espaço leva o nome de Oculus, que em latim significa olho. Se entrar no meio do saguão e olhar para cima consegue entender o que o arquiteto quis expressar.

CURIOSIDADE: Todo dia 11 de setembro, para homenagear as vitimas do ato terrorista a claraboia ao centro se abre por 102 minutos, exatamente o tempo que levou paras as torres virem ao chão.

VISÃO EXTERNA

Não é apenas o interior do Oculus que está cheio de simbolismo, do lado de fora a estrutura composta por nervuras de aço e painéis de vidro formam um enorme par de asas. A grande dimensão da estrutura permite que o edifício funcione como um elo humanizador entre os pedestres que se aproximam do local e as gigantescas torres ao redor.

Visão Externa – The Oculus in NY

LOCALIZAÇÃO SIGNIFICATIVA

The Oculus está localizado no espaço situado do Ground Zero, que o local onde estavam localizadas as torres gêmeas do World Trade Center e deram lugar a duas monumentais fontes.

O cuidado do arquiteto e consideração são evidentes na entrada do edifício em forma de pássaro e no “Caminho da Luz” que significam esperança em face da destruição.

Arredores do The Oculus in NY

Se estiver em Nova York mesmo que não seja um dos viajantes das linhas de trem ou metrô local, você pode apreciar e The Oculus e admirar roda sua estrutura e arquitetura incrível, além de excelentes lugares para comer e fazer umas comprinhas, o local rende fotos belíssimas!

Endereço

Church Street, Manhattan, New York

Como chegar

Estação próxima – Cortlandt St

Linha (s) – Amarela N, R, W

Para mais informações de roteiros com explicações sobre os locais a serem visitados, aguardem novos posts que tem muito material que será postado por aqui.

plugins premium WordPress